Quais indicadores utilizar na análise de crédito?
Apresento a seguir um resumo dos principais destaques de nossa pesquisa – realizada em dezembro de 2019 – onde buscamos conhecer os indicadores contábeis relevantes para quem faz análise de crédito. Na amostra de 58 respondentes estão englobados o setor empresarial, financeiro e cooperativo. Os respondentes são pessoas nos cargos de gestão, na área de crédito, e analistas de crédito.
Uma das perguntas destaca os 3 indicadores que os avaliadores consideram os mais importantes para discriminar o risco de crédito de uma empresa. Conforme pode ser observado no gráfico abaixo os respondentes consideram que em primeiro lugar estão os indicadores de estrutura patrimonial (ex.: endividamento), em segundo os indicadores de liquidez (ex. liquidez corrente) e em terceiro os cálculos referentes à administração do capital de giro (ex.: NCG).
Este resultado foi corroborado pelas respostas individuais. Mais de 86% dos respondentes julgam importante e utilizam na análise de crédito o indicador nível de endividamento, seguido pela NCG (58,6%) e Liquidez corrente (56,9%). O ciclo operacional também tem seu destaque, pois os respondentes o classificam no mesmo grau de importância da liquidez corrente (56,9%).
Quando perguntado aos avaliadores se conhecem o “efeito tesoura” menos de 50% afirmam conhecer e 8,6% conhecem parcialmente. No entanto, apenas 29% utilizam em suas análises e 20% o utilizam parcialmente.
Por fim, foi questionado se as empresas apresentam a demonstração do fluxo de caixa (DFC) para as instituições / Cooperativas / empresas avaliarem crédito. As respostas foram as seguintes:
E então … Os resultados desta pesquisa fazem sentido para você? Você também considera que os indicadores de estrutura patrimonial, liquidez e cálculos de administração do giro são os mais relevantes na análise de crédito?
========
Para você que utiliza a análise das demonstrações financeiras como uma etapa da análise de crédito, conheça o curso “Classificação de risco de crédito pelas demonstrações financeiras”. Este é um curso que certamente vai agregar conhecimento que pode gerar menor inadimplência para a sua empresa. Saiba mais aqui.