Por que o capital de giro é importante?

… E por que que a análise do capital de giro é importante … mais de 90 por cento das empresas quebram por não saber gerir direito o capital de giro … e o que é o capital de giro? É aquela necessidade que você tem de recursos entre receber dos seus clientes transformar isso que você vendeu aos seus clientes em dinheiro para você poder pagar os seus fornecedores. Então ele sempre e, invariavelmente, com exceção de alguns setores da economia …  precisam ter esse recurso para cobrir essa diferença de prazo …

Necessidade de capital de giro

Então se for explicar de uma forma simples como a gente acha a necessidade de capital de giro, é você pegar duas contas do ativo: estoques e clientes … clientes é contas a receber e na conta do passivo você pega salários e fornecedores … contas a pagar … então o estoque você precisa vender e se você der crédito ele vai virar contas a receber e só depois que o cliente pagar, lá no prazo que você estabeleceu, que vai virar dinheiro … e para pagar a conta e pagar salário você precisa de dinheiro, e nem sempre essas duas contas aqui se transformam em caixa, em dinheiro, para que você pague em tempo seus fornecedores e a folha de pagamento que vence todo mês. Então a conta da necessidade de capital de giro é simples, eu somo essas duas contas e diminui dessas duas contas vai dar um valor lá x … sei lá … vai dar 1 milhão de reais, dependendo da empresa, cada uma vai ter a sua necessidade de capital de giro. Essa conta quer lhe dizer que você tem que ter 1 milhão no caixa porque vai cobrir exatamente essa diferença. Isso aqui talvez não se transforme em dinheiro, mas quando chegarem as faturas lá do seu fornecedor, a folha de pagamento que vence todo mês, você tem 1 milhão no caixa e você vai pagar ali sem precisar recorrer ao sistema financeiro.

A dinâmica da necessidade de capital de giro

O dinheiro já tá na empresa e aí é como se fosse um ser vivo. Esse 1 milhão vai diminuindo, diminuindo, diminuindo, se você fez a conta certa e você respeitou … um histórico … se você não mudou essas contas, teoricamente quando esse 1 milhão tiver acabando aí seu contas a receber, começa a receber, começa a transformar dinheiro, uma parte seu estoque vira contas a receber e uma parte da venda à vista vai virar caixa imediatamente e aí essa conta vai começar a crescer de novo até chegar nesse 1 milhão … então imagine esse 1 milhão como se fosse uma pulmão, diminui até quase acabar e depois aumenta até chegar um milhão … é … só que, como a gente brinca, o dinheiro não tem carimbo.

O dinheiro do capital de giro não tem carimbo

Capital de giro

As vezes as empresas que fazem essa conta ela acaba, ao longo ali da rotina operacional dela, utilizando esse dinheiro para outras coisas, então esse 1 milhão não tá carimbando ali … não mexa né … capital de giro. Ele tá lá no caixa e como qualquer dinheiro não tem carimbo e invariavelmente o dono da empresa, o gestor da empresa,  vem e chega … opa … tem 1 milhão no caixa … vou comprar mais coisa. Aí ele, por mais que seja investimento da empresa, digamos que ele compre para aumentar o estoque e aí ele aumenta o estoque e aí aquele dinheiro saiu daqui 1 milhão virou estoque … deixou de ser dinheiro e virou produto de novo e aí chega folha de pagamento, não tenho dinheiro ou chega a fatura do fornecedor, não tem dinheiro e o que ele acaba fazendo, ele acaba recorrendo ao mercado financeiro, essas linhas de capital de giro, e acaba tomando dinheiro ali a 3 … 4% ao mês e quando você anualiza isso é um custo absurdo.

As empresas começam a entrar nesse ciclo e começam a ter dificuldade financeira até, eventualmente, no limite chegar à falência.

Então a administração do capital de giro é importante por causa disso … é … e no planejamento estratégico da empresa se ela prever que ela vai crescer vinte por cento no ano que vem ela precisa crescer também a sua disponibilidade ali de capital de giro … que quando ele fizer essa conta, bom eu vou crescer vinte por cento ano que vem… aí geralmente a área comercial da empresa pede o que né … imagina se na reunião da empresa e chega lá o presidente da empresa ou dono da empresa … olha só a gente precisa crescer vinte por cento no ano que vem, o que que nós vamos fazer? Então, geralmente, na área comercial ela pede o que? Ó para a gente vender mais, para crescer vinte por cento … a gente vendia … sei lá em 6 vezes … vamos parcelar agora em 12. Qualquer que seja o segmento a área comercial sempre pede isso … ou … olha a gente só consegue vender se tiver o produto pronta entrega então tem que ter um estoque. Então tudo isso que eu falei … dar mais crédito ou ter mais produto no estoque você vai ter que investir ali. Comprar mais produtos, você vai ter que investir dinheiro no estoque e investir dinheiro em contas a receber. Então quando você fizer essa projeção do crescimento de vinte por cento e fizer essa conta de novo … pegar estoques e contas a receber diminuir de fornecedores e salários essa necessidade aumentou … aí não vai ser mais 1 milhão, vai ser 1 milhão e duzentos … sei lá …e aí no planejamento da empresa ele tem que captar esses 200 mil a mais e colocar no caixa ali que agora ele tem que ter um milhão e duzentos de capital de giro.

Leia também  A história da humanidade moldada por ARMAS, GERMES E AÇO.

Por isso que nas projeções de fluxo de caixa que a gente faz … a empresa tem que ter lá a variação da necessidade capital dinheiro que é exatamente essa conta … e as empresas, a grande maioria não faz isso … ou ela se descontrola ao longo do caminho. Ela fala que vai crescer, sabe tudo isso, mas não põe esse capital adicional ali. Então ano que vem ele vai ter dificuldade porque aquele dinheiro não está no caixa, quando ele precisar pagar a folha, pagar fornecedores, vai aparecer aquela necessidade dele ir correndo lá no banco dele e tomar aquela linha de capital de giro.

No detalhe do dia a dia da operação você tem várias coisas … você tem que considerar inadimplência … uma parte daquele contas a receber … se tem um histórico você sabe que você tem 10 por cento de inadimplência sempre … então você já sabe que naquele seu contas a receber 10 por cento você não vai ver, então aquilo tem que estar na sua conta de capital de giro, justamente para você não ser surpreendido e precisar recorrer a banco porque capital de banco emprestado como forma de capital de giro é muito alto juros.

É por baixo a teoria da estrutura de capital, o capital de terceiro sempre tem que ser mais barato que capital próprio. Quando a empresa chega nesse momento o capital de terceiros acaba ficando mais caro do que o capital próprio.

Capital de giro e o risco

Então eu gosto de olhar o capital de giro quando está olhando o risco da empresa. Então a gente tá vendo aí, eventualmente vem uma crise, quais as empresas que sobrevivem as crises –  aquelas que têm uma forte posição de caixa, porque uma forte posição de caixa garante o que? Que ela atravesse a crise … a empresa vai vender menos durante a crise, vai ter que manter os funcionários, algumas demitem, tal, mas seu custo fixo, você não consegue reduzir na mesma proporção ou velocidade que vai diminuir as suas receitas por causa da crise e aí ela tem que ter uma posição de caixa para sobreviver nesse momento porque ele vai ter continuar pagando os funcionários dele, vai ter que pagar aluguel, vai ter que pagar todas as despesas operacionais e ele não vai estar vendendo.

Então o capital de giro é um dos riscos, até porque a maioria das empresas quebram, porque não administra o capital de giro, que você tem que olhar com bastante cuidado e saber quais as empresas que não só administram bem isso aí, como estão preparadas para sobreviver no momento de adversidade. Eu acho que você tem que olhar o capital de giro para saber o risco da empresa.

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Conhece o treinamento “Classificação de risco de crédito pelas demonstrações financeiras” em que o foco é a gestão do capital de giro e da liquidez. Estes são recorrentemente os fatores responsáveis pela inadimplência. Saiba mais clicando aqui.

Treinamento in company

Classificação de risco de crédito pelas demonstrações financeiras

Também não gosto de SPAM e prometo manter o sigilo dos seus dados.
Obrigado!
Em breve entraremos em contato.

não deixe de nos seguir ...

LinkedIn