Ao longo dos anos tenho observado quanto um prejulgamento influencia na decisão de crédito, seja perdendo oportunidades, seja não enxergando as ameaças. Isto ocorre em virtude de classificarmos mentalmente uma empresa e esta classificação se tornar imutável, não merecendo sequer uma nova análise. O fato é que nem tudo é o que parece ser …
O caso Água de Cheiro
Quem comprava maquiagens e perfumes nas décadas de 1980, 1990 e 2000 certamente recorda da marca Água de Cheiro. A empresa era destaque no setor e fazia forte concorrência ao Boticário.
Entre 2009 e 2011, segundo registros na época, a empresa mais que triplicou o número de lojas (de 270 para 900) e quase quadruplicou o faturamento (R$ 375 milhões em 2011). Excelente, não?
Não. A empresa em 2012 já buscava um sócio para sustentar sua expansão (sinal de alerta), em 2013 não havia produtos nas lojas, em razão da falta de pagamento a fornecedores, e em 2014 veio a recuperação judicial.
Até os mais brilhantes se equivocam
Um outro caso recente de desconformidade entre expectativa x realidade que chamou muita atenção foi a fusão da Kraft Foods com a H.J.Heinz – esta última tendo como sócios Warren Buffet e Jorge Paulo Lemann.
No dia do anúncio da negociação de fusão, pelo The Wall Street Journal, destas duas gigantes do setor alimentício, as ações da Kraft subiram 35%. Vejam o tamanho da expectativa!!!
O que observamos 4 anos após esta fusão?
As citações abaixo refletem bem a frustração dos investidores:
“Nós pagamos demais pela Kraft” Warren Buffet (Fev. 2019).
“Francamente não funcionou bem o que achávamos que seria um bom negócio, mas estamos consertando e vamos voltar” Jorge Paulo Lemann (Jul. 2019).
Essa insatisfação pode ser entendida, em parte, pelos números abaixo:
O desempenho apresentado no exercício de 2018 provocou a perda de valor de mercado no 1º bimestre de 2019 em relação a data de entrada da Kraft Heinz na bolsa. Posteriormente, com a divulgação dos resultados do 1º semestre de 2019 a S&P (uma das maiores agências de classificação de risco do mundo) rebaixou a perspectiva de rating de estável para negativa (BBB para BBB-).
Estes são 2 exemplos que acredito serem suficientes para mostrar que vale a pena refletir se algum prejulgamento está impedindo a tomada de decisão adequada, pois é preciso considerar a possibilidade dos fundamentos da empresa terem mudado.
Pense nisso!
Os posts de minha autoria podem ser encontrados neste site ou na página de posts do linkedin.